Como mixar músicas usando o Virtual DJ grátis

Como mixar músicas usando o Virtual DJ grátis

Muitas pessoas que querem aprender a ser DJs se preocupam com o custo dos equipamentos. Mas é possível começar com equipamentos baratos e até sem equipamentos.

Existe uma alternativa muito boa e gratuita para você que quer ser DJ. Eu gravei um vídeo para mostrar como é simples começar.

Essa alternativa é usar o software Virtual DJ, que é grátis. Justamente por isso, é muito utilizado por quem está começando e apresenta alguns recursos bastante avançados.

Para uso profissional, uso outros softwares, sobre os quais falo no curso DJ Premium. O ideal é que você treine com equipamentos de verdade, pois só assim conseguirá aprimorar sua técnica e treinar seus ouvidos. Mas, enquanto você não tem equipamentos, esse software pode lhe ajudar a conhecer os comandos básicos que usamos no mixer e nos CDJs para efetuar as mixagens.

O primeiro passo é ir até o site do fabricante: www.virtualdj.com . Depois vá em Downloads e clique para baixar a versão atual. Existem opções para Windows e Mac. Em seguida, instale o programa.

Eu também fiz o download de uma skin na área de add-ons (abaixo do menu Downloads), que deixa o Virtual DJ com a cara dos CDJs e mixer DJM. Procure por Virtually Pioneer. Depois de tudo instalado, é só abrir o programa.

Ao abrir o Virtual DJ, selecione a aba Browser na parte central inferior da tela e localize a pasta onde estão as músicas que você quer remixar, selecionando-a no canto esquerdo inferior do programa. Ao escolher a música, arraste-a para um dos dois discos no centro da tela.

Você já pode começar a mixar as suas músicas. Mas antes de tudo, é bom entender algumas das informações que aparecem na tela. Ao lado e abaixo do nome das músicas escolhidas, você encontra o tempo da música que já foi tocado (Elapsed), o que ainda falta tocar (Remain), o número de batidas por minuto da sua trilha (BPM) e o tom da música (KEY). Essas informações são importantes para o caso de você querer mesclar as duas músicas que você escolheu.

A melhor maneira de aprender a utilizar o Virtual DJ é mexendo em todos os botões, barras, abas e todos os locais em que algo estiver escrito. Deixe as músicas tocando. Enquanto faz isso, confira o que acontece, identificando dezenas de possibilidades interessantes com o programa.

Você vai identificar vários comandos que passamos no curso DJ Premium, como:

  • Cue, que serve para você marcar um ponto na música. No caso das mixagens, você vai marcar o primeiro ponto ou a primeira batida da música para pode soltar junto com a primeira batida do break da música que está tocando.
  • Jog, que simula um disco de vinil e permite até fazer scratch.
  • Pitch, que serve para ajustar a velocidade da música.

E tem muitos outros comandos e efeitos interessantes.

Para mixar as músicas, elas precisam estar na mesma velocidade e com o cue marcado na música que vai ser mixada.

Basicamente, é isso. Com estes comandos, você já consegue brincar e se familiarizar com os nomes e comandos.
Esta foi mais uma dica DJ Premium.

Assine o meu canal no YouTube, deixe as suas sugestões, críticas ou mande um e-mail pedindo dicas específicas. Vou ter imenso prazer em ajudá-lo. Visite sempre o blog DJ Premium e a página do Facebook para acompanhar as notícias e matérias que posto.

Muito obrigado e até a próxima dica DJ Premium.